A colonoscopia virtual (CV) é um exame de imagem feito por tomografia computadorizada, que aparece como uma alternativa à colonoscopia tradicional, em determinadas situações.
A colonoscopia é um exame feito para visualizar o interior do intestino com o objetivo de detectar lesões, inclusive as cancerosas. A colonoscopia virtual é utilizada para rastrear o câncer de cólon em indivíduos com mais de 50 anos de idade e com risco normal de doença. A colonoscopia virtual é um exame negligentemente intrusivo que é feito para diagnosticar o órgão do intestino grosso para o câncer de cólon. Na colonoscopia virtual, haverá, nos dias que antecedem o exame, um preparo intestinal rigoroso para limpeza do intestino grosso, visando eliminar resíduos fecais no cólon.
O que é o exame? A tomografia computadorizada multi-slice (TC-MS) é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais seguros e confiáveis actualmente. O paciente também pode realizar uma colonoscopia virtual - exame que também necessita de preparo, mas que não é invasivo, pois é feito por Tomografia Computadorizada. Como é feito o exame de Ressonância Magnética? O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. O aparelho gira os emissores de raio-x em volta do paciente fazendo radiografias transversais- do corpo, que são convertidas pelo computador, gerando as imagens digitais chamadas.
O exame é uma técnica que consiste em posicionar o paciente no interior de um grande tubo aberto em ambas as extremidades, que emitirá sinais que serão captados e transformados em imagens por um computador. A colonoscopia virtual é recomendada em pacientes que têm muitas dificuldades para fazer a colonoscopia normal ou o enema opaco, que são os métodos mais confiáveis.