Isso indica, a priori, que não se exclui a técnica, a burocracia, mas estas não devem sobrepujar a dimensão ético-política da Gestão Escolar, se quiser Administração da Educação ou Administração Escolar. Terminável, por isso os artigos publicados estão sempre em constante construção e as portas para receber críticas e sugestões sempre estão abertas, podendo ser enviadas para o end.
Nesse sentido, ela visa a proporcionar organização e articulação de premissas que asseguram o processo educacional nas instituições de ensino e desburocratizar atividades cotidianas.
RESUMO O artigo problematiza, a partir de informações do Censo Escolar da Educação Básica de 2016, se e como a gestão educacional tem materializado o direito à educação consagrado na Constituição Federal de 1988. Este artigo enfoca as diferentes representações de Escola, expressa pelos vários segmentos da comunidade escolar, bem como analisam as qualidades educacionais esperadas para as escolas da atualidade, especialmente as públicas.
GESTÃO ESCOLAR: A TRAJETÓRIA DE UM CONCEITO Vânia Maria de Carvalho Honorato 1 RESUMO O artigo apresenta considerações sobre as concepções de administração e gestão que orientaram a organização do sistema escolar brasileiro tanto no aspecto pedagógico quanto no aspecto técnico administrativo.
O presente artigo aborda a gestão educacional e escolar, tendo como objetivo verificar como ocorre a gestão na atualidade sendo realizada em uma escola pública do Ensino Médio no município de Naviraí-MS. Referencie este artigo em seu trabalho Basta copiar a referência pronta abaixo e alterar somente a data de acesso para o dia de hoje. O trabalho que desenvolvemos intenciona, portanto, contribuir com algumas reflexões sobre os limites e possibilidades da Gestão Democrática, questionando a cultura organizacional escolar e o Papel do Diretor no contexto.
Considerada o pilar fundamental da gestão escolar - por estar ligada à atividade-fim das instituições de ensino - a gestão pedagógica é responsável por organizar todo o sistema acadêmico e está, normalmente, concentrada na figura do diretor e do coordenador pedagógico. Criada com o intuito de diferenciar e integralizar o contexto educacional, a Gestão Escolar tem como função otimizar processos diários, aumentar e melhorar a eficiência do ensino dentro da instituição.
GESTÃO ESCOLAR: REFLEXÃO DO TRABALHO DO GESTOR NA EDUCAÇÃO COM FOCO NA HUMANIZAÇÃO Marysol Lima de Aquino1 - UNICID Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação Básica
Loïc Cerf - Numerical Analysis Home Publications Research prototypes Utilities Courses Curriculum Numerical Analysis A matéria deve ser acessada por meio da metaturma 2020_2 - NUM