Como exemplo de metamorfose completa, podemos citar alguns mosquitos que eclodem do ovo como larva na água, entram em um estágio conhecido como pupa e tornam-se. Neste caso observamos várias etapas diferentes e todas terminam na fase pupal (que pode durar semanas e até anos, dependendo da espécie) até o nascimento do imago. O que é - definição biológica Metamorfose, em zoologia, são mudanças anatômicas perceptíveis que ocorrem durante o período de vida de alguns animais. Na metamorfose completa, ocorrem mudanças claramente visíveis, uma vez que o estágio imaturo é completamente diferente do adulto. Em biologia, metamorfose é um processo de desenvolvimento pós embrionário (após o nascimento ou eclosão do ovo) que ocorre em diversos grupos de metazoários (animais).
Alguns animais modificam-se pouco e gradualmente (metamorfose incompleta), enquanto outros sofrem grandes transformações em determinados períodos (metamorfose completa). Os animais holometábolos possuem metamorfose completa, isso significa que eles passam por várias fases e formas até chegar à estrutura corporal semelhante à de um adulto. Os insetos metábolos podem ter metamorfose completa ou incompleta, por isso eles são chamados de holometábolos e hemimetábolos. Geralmente envolve uma transformação rápida e conspícua a partir de uma larva para um estágio larval subsequente ou para um indivíduo adulto - que pode ser jovem ou sexualmente maduro.
animais que apresentam metamorfose:
- animais que tem metamorfose
- outros animais que sofrem metamorfose
Entretanto, apesar de nos lembrarmos facilmente de exemplos de insetos, esses não são os únicos animais que sofrem metamorfose, sendo esse processo observado também em outros invertebrados, como equinodermos e moluscos, e em vertebrados, como os anfíbios. No caso da metamorfose completa, existe uma clara diferença entre os diferentes estados pelos quais se passa o desenvolvimento de um animal.