Drenagem Linfatica - Domine Seu Funcionamento Agora! - Thiago Nishida. Drenagem linfática artigo cientifico

O que é a Drenagem Linfática?

Esse plasma sanguíneo é reabsorvido pelos vasos linfáticos e move-se em direção aos linfonodos. Esses linfonodos tem a função de filtrar esse plasma e retorna-lo à corrente sanguínea!
  • Drenagem Linfática
  • Intradermo Pressurizada
  • Jato de Plasma
  • Limpeza de Pele
  • Microagulhamento
  • Terapia SPA

No inicio, a aplicação desta técnica era utilizada com propósito terapêutico, junto de pacientes submetidos a: cirurgias diversas, lipoaspiração ou pessoas que passaram por trauma físico. A partir de então foi observado que poderia auxiliar tratamentos estéticos, por influenciar na tonificação da pele. Atualmente é considerada uma das principais técnicas aliadas no combate à celulite. É eficiente nos casos de: lipodistrofia ginóide (celulite), gordura localizada, cirurgia plástica (pré / pós), lipoaspiração (pós), cicatrizes hipertróficas e retráteis, relaxamento e varizes. Presença e localização das válvulas que evitam o refluxo da linfa
As válvulas são constituídas por filamentos contráteis e se encontram no interior dos vasos, se abrem quando a linfa passa, e se fecham logo após essa passagem. Esse mecanismo impede que o fluxo que está em direção contra a gravidade, retorne, facilitando seu trajeto.

Drenagem Linfática Pós-operatória

Estes medicamentos constituem tipicamente não-esteróide anti-inflamatório drugs 2,5,8, que tenham sido objecto de crescente escrutínio e cuidado com a recente descoberta de efeitos secundários por vezes fatais. circulação de retorno: em relação ao corpo, tem a função de limpeza, que colabora na desintoxicação do organismo, junto da circulação venosa e linfática. Em especial, na eliminação no que diz respeito às macro-moléculas, formadas pela atração iônica (átomos e moléculas que se agrupam buscando a estabilidade elétrica) e que, geralmente, não tem proveito para o organismo, sendo eliminadas nos nodos linfáticos, contendo: restos de células mortas, proteínas e macro-moléculas. Mas além disso também é aconselhadocuidar da alimentação restringindo a ingestão de gorduras, açúcares e alimentos processados. Beber 1. 5 L de água ou de um chá drenante, como o chá-verde, por exemplo, também é importante para manter o organismo devidamente hidratado e eliminar ainda mais toxinas.

A linfa é um líquido incolor com alta concentração de proteínas e grande número de leucócitos e linfócitos. Origina-se dos espaços intercelulares e é proveniente do metabolismo intracelular, de onde é retirada pelos capilares e impulsionada para o sistema linfático (ver ). Éresultado da filtração sangüínea: o sangue é filtrado pelos vasos sangüíneos; parte dele é absorvido e a outra parte não, sendo que esta última constituirá a linfa. Sua passagem para os vasos linfáticos se dá a partir das diferenças de pressões existentes entre as membranas dos capilares, do fluído intersticial e do plasma. Por esses motivos, a composição e as características da linfa podem ser diferentes em cada parte do corpo. Com algumas sessões periódicas este efeito pode durar até seis meses. Então se você está se perguntando se a drenagem linfática funciona para perder barriga a resposta é: depende do ponto de vista. O fluxo da linfa ocorre de acordo com contrações rítmicas ao longo dos vasos coletores e pré-coletores, os quais são constituídos por músculo liso.

Esta técnica diferencia-se de outros métodos de massagem, especialmente da clássica, por não produzir vasodilatação arteriolar superficial (hiperemia) e por utilizar pressões manuais extremamente suaves e lentas. Portanto, massagem e drenagem são duas técnicas distintas. Assim, a drenagem linfática jamais deve produzir dor e eritema, pois este segundo é decorrente do aumento do aporte sanguíneo local. Pressões excessivas são capazes de lesar os capilares linfáticos, que são muito frágeis. Por isso, é preciso ter atenção, pois várias técnicas de massagem são utilizadas de maneira inadequada e denominadas, falsamente, de drenagem linfática manual, causando prejuízos aos pacientes. Seu fisioterapeuta ou massoterapeuta indicará o melhor protocolo. Na contratação da drenagem linfática o preço pode ser um fator determinante, Pacotes de Drenagem linfática normalmente tem valor com desconto e você pode ir utilizando ao longo das semanas. Pessoas com linfedema devem continuar usando meias ou mangas de compressão para evitar inchaço.

Contração e peristaltismo muscular
Os movimentos de contração muscular, pela própria fisiologia do movimento, influenciam a formação da linfa, na sua propulsão e do fluxo linfático. Promove movimentação dos líquidos tanto da circulação sangüínea (sangue), quanto da linfática (linfa). Essa movimentação permite que os líquidos que se encontram em estase alcancem os ductos linfáticos, facilitando sua drenagem.

Estas são capturadas no intestino e levadas até o fígado pelos vasos linfáticos, de maior porosidade que os vasos sanguíneos. Também estão incluídas todas as substancias que se encontravam neste interstício (sais, hormônios, proteínas, energéticos, entre outros) e os elementos pertinentes ao Sistema Linfático como os glóbulos brancos (linfócitos) produzidos nos nodos e tecidos linfáticos. Nosso sangue é vermelho devido a uma célula específica chamada Hemácea. Mas ela não consegue passar pelos furos que ficam nos capilares. Alterações térmicas
O aumento da temperatura promove uma dilatação das arteríolas e com isso ocorre uma elevação no volume sangüíneo e conseqüentemente um aumento do volume filtrado. Já os intrínsecos são constituídos por: Esta massagem utiliza pressão leve e movimentos longos, suaves e rítmicos para aumentar o fluxo linfático e reduzir as toxinas em seu corpo.

Elimina retenção de líquido e inchaço

A qualidade metodológica de todos os artigos científicos foi criticamente avaliado nesta revisão como delineado per os níveis de evidência (Maio de 2001) categorizados pelo Centro de Medicina Baseada em Evidências (CEBM) (Oxford, Reino Unido) 9,10. Onde, artigos RCT selecionados aplicáveis foram ainda analisadas com uma pontuação de validade (escala PEDro) Edema
É o acúmulo anormal de líquidos no espaço intercelular, resultante de uma lesão, provocando um encharcamento do tecido conjuntivo. Ocorre quando há desigualdade entre o volume de líquido filtrado do sangue e o volume do líquido absorvido pelos capilares linfáticos. Fisiologicamente, ocorre uma passagem de líquido filtrado (A) do capilar sangüíneo para o interstício, sendo que parte dele (B) retorna à circulação (reabsorção), e a outra parte segue para a circulação linfática (C), constituindo a linfa. No caso da figura abaixo, há um desequilíbrio entre A e B, o que justamente provoca o edema.

Aqueles que usam massagens drenáticas para tratar a fibromialgia podem experimentar menos rigidez e dor e também notar melhorias em seu estado geral de saúde. Gradiente de pressão entre os espaços intersticiais e os vasos linfáticos
Quanto maior a pressão dos espaços intersticiais, maior é a quantidade de líquidos que alcançam os vasos, pois o líquido é formado devido a um valor de pressão resultante, sendo grandezas diretamente proporcionais. Com maior precisão e atuação mais profunda, a drenagem mecânica pode ajudar no tratamento da celulite e da gordura localizada, promovendo relaxamento muscular, além de combater a retenção de líquidos, ajudando a remodelar e definir a silhueta, facilitando a circulação sanguínea, prevenindo edemas e eliminando toxinas. Todavia, é importante considerar que, na drenagem manual, a percepção tátil utilizada pelo profissional capacitado é, dificilmente, reproduzida fielmente pelos aparelhos eletrônicos que auxiliam na realização da drenagem linfática mecânica.

Ao eliminar toxinas e restabelecer um fluxo sadio de movimentação linfática a drenagem corporal se mostra como um excelente método para redução da celulite. Assim, para emagrecer com a drenagem linfática recomenda-se realizar, um tratamento estético primeiro e logo a seguir complementar com a drenagem. Esse tipo de protocolo de tratamento pode ser realizado de 2-3 vezespor semana, e não há necessidade de realizar uma drenagem de corpo inteiro, basta no local de tratamento. Você tem cerca de duas vezes mais vasos linfáticos que vasos sanguíneos em seu corpo. No entanto, ao contrário do sangue, que é bombeado pelo coração, o sistema linfático não tem bomba. O sistema linfático compõe-se de uma rede de vasos que leva para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa). O processo de chegada dos fluidos aos tecidos é mais intenso que o da saída. Assim, há excesso de líquido no espaço intersticial (entre as células), que é, então, reabsorvido pelos capilares linfáticos. Portanto, o fluido dos tecidos que não volta aos vãos sanguíneos é drenado para os capilares linfáticos existentes entre as células. É uma técnica específica de massagem, introduzida por Emil Vodder Alemanha (1932-1936), doutor em filosofia e depois fisioterapeuta.

Sobre a Dermatologia

Indicações da drenagem linfática: tecidos edemaciados, circulação sanguínea de retorno comprometida, edema no período gestacional e tensão pré-menstrual, tratamento de pré e pós-cirurgia plástica, tratamento pós-lipoaspiração, celulite, cicatrizes hipertróficas e queloidianas, relaxamento de pessoas tensas, dentre outras indicações. É uma alteração mais freqüente em mulheres e pode atingir tanto as obesas como os magras. Tem maior índice de localização na região glútea, nas faces lateral, interna e posterior da coxa, abdômen, região póstero-lateral do braço e face interna dos joelhos. Depende muito dos hábitos e condições de cada pessoa. Podendo variar de uma a duas sessões por semana caso haja algum problema de circulação. Várias outras condições causam linfedema como sintoma secundário; portanto, vários pacientes procuram soluções para esse tipo de inchaço e a dor que ele causa.

Este artigo é da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia Cromoterapeuta Sinaten 0880. A Cromoterapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o médico e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por aquele previamente diagnosticado por um profissional da saúde. Estas informações são de caráter educativo e é permitida a total reprodução. As fontes utilizadas na redação deste artigo originaram-se da Internet e foram suprimidas intencionalmente com o propósito de que o presente artigo não seja utilizado com outro objetivo a não ser o acima citado. Em contraste, os critérios propostos para a gestão bem sucedida de condições edematosas mais agudas ou crônicas em medicina esportiva ortopédica baseada alopática e reabilitação têm tradicionalmente implementadas crioterapia, elevação, curativos compressivos, exercícios de amplitude de movimento adequados, e modalities2,8 terapêutica aplicável . Esta norma comumente prescritos de cuidados para ferimentos em tecidos musculoesqueléticos é muitas vezes complementado com crises de medications analgésicos anti-inflamatórios orais.

Sua principal finalidade é mobilizar os líquidos do corpo diante das vias linfáticas e dos linfonodos. A drenagem linfática elimina o excesso de líquidos e de toxinas do organismo e com isso a região que antes estava inchada fica com menos volume. A drenagem linfática tem outros benefícios, como combater a celulite, melhorar acirculação sanguínea, sendoo complemento essencial para diversos tratamentos estéticos, como a lipocavitação e a radiofrequência, por exemplo. Os dados a seguir foram extraídos de publicações selecionadas para avaliar a eficácia ea efetividade da MLDTs em medicina esportiva e reabilitação, bem como para analisar protocolos de tratamento utilizados em estudos de investigação recuperados: delineamento experimental; amostrados tamanho da população; pacientes / participantes tratados; grupo de controle; Modo de MLDT; regime MLDT; tratamento clínico administração; intervenções concomitante; medidas de resultado.

A propulsão da linfa é determinada pelos seguintes mecanismos: Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre. O coração é um órgão que bombeia o sangue pelo corpo inteiro e faz isso com uma força muito grande e com uma frequência alta (de 60 a 100 batimentos por minuto) Há dois ductos responsáveis pelo fluxo de todo corpo.
São eles: Ducto Torácico e Ducto Linfático direito.
Um vaso linfático possui sentido de convergência da periferia para o centro desembocando nesses ductos.
Sua área de atuação está esquematizada na figura abaixo.
A manipulação desses pontos específicos do corpo é capaz de descongestionar os tecidos e eliminar toxinas. Os nutrientes que não foram aproveitados pelo organismo poderão ser reabsorvidos ao serem devolvidos ao Sistema Circulatório.

A drenagem mecânica tem os mesmos objetivos da linfática manual e une a tecnologia aos conhecimentos de quem trabalha com o aparelho. É vista como um método não invasivo, utilizando sobre a pele aparelhos específicos que funcionam por meio de rolamento, sucção e/ou pressoterapia com o objetivo de auxiliar a diminuição do edema. Portanto, visa resultados mais potencializados por conta de equipamentos específicos voltados para esse tipo de drenagem, permitindo uma atuação mais profunda, atuando, segundo alguns fabricantes, no tecido adiposo e podendo chegar à musculatura. Ela sai do interstício (interior) celular e é desprovida dos glóbulos vermelhos que lá não penetraram. Portanto é praticamente incolor, tendo quase a mesma composição do plasma sanguíneo. Neste percurso, dos intestinos ao coração, a linfa adquire uma aparência leitosa. Carrega consigo o que é encontrado no interstício celular, inclusive as macro-moléculas de gordura, partículas grandes demais para saírem por uma vênula devido ao tamanho e peso molecular.

Integra técnicas de drenagem linfática manuais (MLDTs) em tratamentos convencionais para lesões atléticas, devido à escassez de literatura sobre aplicações musculoesqueléticas e diretrizes clínicas ortopédicas estabelecidos. O objetivo desta revisão sistemática é proporcionar aos médicos de terapia manual com informações pertinentes sobre a progressão da MLDTs, bem como para criticar a evidência para a eficácia deste método em medicina desportiva. Foram pesquisados publicações em língua Inglês 1998-2008 através de pesquisa PubMed, Pedro, CINAHL, a Biblioteca Cochrane, e bases de dados SPORTDiscus usando os termos do sistema linfático, drenagem linfática, terapia linfática, drenagem linfática manual, e técnicas de bomba linfáticos. Foram selecionados artigos que analisam os efeitos da MLDTs em consequências das lesões ortopédicas e atléticos. Nove artigos preencheram os critérios de inclusão, dos quais 3 foram randomizados ensaios controlados (ECR). Foram avaliados os 3 ensaios clínicos randomizados, usando uma pontuação de validade (escala PEDro). Devido a diferenças no delineamento experimental, os dados não poderia ser recolhido para a meta-análise. experimentos de modelo animal reforçar os princípios teóricos para aplicação de MLDTs. Quando combinado com a terapia musculoesquelética concomitante, estudos-piloto e de caso demonstram MLDT eficácia. A melhor evidência sugere que a eficácia da MLDT em medicina esportiva e reabilitação é específico para a resolução dos níveis séricos de enzimas associadas a danos nas células do músculo esquelético aguda, bem como redução do edema seguinte aguda do tornozelo entorse conjunta e fratura do pulso radial. Atualmente, não é limitada evidência de alto escalão disponível. RCTs avaliando variáveis de resultado decorrente da aplicação da MLDTs no tratamento de lesões esportivas pode fornecer evidências conclusivas para o estabelecimento de diretrizes de prática clínica aplicáveis em medicina esportiva e reabilitação bem concebido.

Source: https://monografias.brasilescola.uol.com.br

*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem